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Artigo: Transformando Desafios em Oportunidades: Perspectivas de Firmas de Pequeno e Médio Portes

13 de dezembro de 2022

Por Monica Foester e Christopher Arnold

Introdução

O Grupo Consultivo de Pequenas e Médias Firmas da IFAC (SMPAG – Small and Medium Practices Advisory Group) discutiu recentemente os desafios para pequenas e médias firmas (SMPs), relacionados ao ambiente econômico atual e às novas oportunidades surgindo em um mundo em rápida mudança.

Desafios atuais das Firmas de Pequeno e Médio Portes

A significativa incerteza econômica está afetando quase todos os negócios, incluindo Firmas de pequeno e médio portes (SMPs) e seus clientes – pequenas e médias empresas (PME). Os membros do SMPAG identificaram alguns desafios atuais que as Firmas (SMPs) enfrentam em todo o mundo:

– Planejamento sucessório
– A crise trabalhista e a alta rotatividade de pessoal
– Sobrecarga de trabalho e gerenciamento do esgotamento (burnout) da equipe
– Problemas de fluxo de trabalho, com menos profissionais graduados entrando na profissão
– Luta para retornar ao ambiente de escritório após dois anos ou mais sendo totalmente virtual
– Acompanhar a digitalização da empresa e gerenciar os riscos cibernéticos
– Ações militares no leste europeu impactando os negócios
– A crise ambiental
– Inflação e custos crescentes, incluindo aumento de impostos
– Problemas na cadeia de suprimentos
– Lavagem de dinheiro e corrupção
– Instabilidade política
– A mudança para mais serviços de consultoria e garantia das habilidades certas para atender seus clientes
– Pressões por honorários mais altos, com lucros mais baixos em serviços de asseguração
– Empresas menores assumindo trabalhos maiores para os quais estas podem não estar qualificadas para realizar
– Altos custos de software, colocando empresas menores em desvantagem tecnológica

O SMPAG respondeu a uma rápida pesquisa durante a reunião e observou que encontrar e reter pessoal qualificado, manter-se atualizado com normas e regulamentos, acompanhar as mudanças na tecnologia e gerenciar os custos associados são os principais problemas enfrentados pelas Firmas de Pequeno e Médio Portes.

Transformando Desafios em Oportunidades

Em sessões de discussão em grupos menores, o SMPAG discutiu sobre como transformar alguns desses principais desafios em oportunidades.

Uma questão importante observada foi relativa a atrair e reter talentos, o que foi recentemente destacado pela IFAC em um artigo sobre as tendências de recrutamento durante a denominada “grande renúncia”. Os membros discutiram que pedir à equipe que participe em eventos em escolas locais e/ou participe de feiras de carreiras universitárias pode ajudar no recrutamento. Algumas firmas estão adotando programas de estágios de verão para ajudar a identificar talentos em um estágio inicial e alinhar novos funcionários com bastante antecedência. Com a retomada de algumas atividades no escritório nesta fase da pandemia, algumas firmas estão descobrindo que manter acordos de trabalho flexíveis, especialmente com funcionários mais jovens, é uma boa maneira de reter talentos. Programas formais de orientação também se tornaram mais comuns nas empresas e podem ajudar na retenção de pessoal. Em alguns países, cargas de trabalho mais altas em meio à escassez de mão de obra levaram a um maior deslocamento e terceirização. As empresas também estão ficando mais criativas com suas estratégias de marketing, empregando diferentes tecnologias de marketing e usando a mídia social para recrutamento.

Com alguns países oferecendo programas de alívio econômico significativos, os relatórios governamentais estão se tornando um serviço mais comum para SMPs, oferecendo oportunidades adicionais para fornecer serviços de conformidade e consultoria para entidades governamentais e para entidades que recebem financiamento governamental.

Continua a haver um crescimento significativo nos serviços de consultoria. Isso oferece grandes oportunidades às SMPs, pois elas permaneceram como consultores de negócios confiáveis em tempos extraordinariamente desafiadores (conforme destacado em um artigo anterior). Um membro sugeriu que as empresas poderiam enviar uma pesquisa para seus clientes existentes após a conclusão dos serviços para identificar quais poderiam ser suas necessidades adicionais – o que poderia resultar em oportunidades para discutir serviços adicionais de consultoria. Um artigo recente abordou a especialização e as tendências nesta área.

Algumas empresas também estão trabalhando em redes com outras empresas e especialistas, incluindo não contadores, para poder fornecer serviços adicionais de consultoria. Essas ofertas de serviços adicionais incluem:

– Planejamento Imobiliário
– Serviços de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)
– Avaliação de imóveis e perícia em casos de divórcio
– Parceria com outras empresas para ajudar os clientes a revisar a elegibilidade e solicitar programas de subsídios e empréstimos do governo
– Serviços de CFOs virtuais
– Treinamento contábil e tributário como serviço
– Terceirização e reengenharia de processos de negócios
– Conformidade com quaisquer novas regras e regulamentos relacionados à Covid
– M&A (fusões e aquisições) e reestruturação
– Forensics digital

A sustentabilidade oferece oportunidades para as SMPs se envolverem com clientes em torno de ofertas de serviços nessa área; algumas empresas estão começando a contratar e treinar nessa área para poder oferecer esses serviços, em alguns casos contratando não contadores como especialistas no assunto. Os efeitos das mudanças climáticas, incluindo eventos climáticos mais frequentes e destrutivos, representam riscos físicos crescentes em todo o mundo – mas também podem estimular o desenvolvimento de serviços de sustentabilidade. Em 2021, a IFAC publicou ‘Informações de sustentabilidade para pequenas empresas: as oportunidades para profissionais’(“Sustainability Information for Small Businesses : The Opportunities for Practitioners”) para destacar a gama de serviços de sustentabilidade que poderiam ser fornecidos por SMPs. Isso pode incluir consultoria sobre como otimizar práticas de negócios sustentáveis e responsáveis, sobre governança sólida em empresas familiares ou identificação de riscos e oportunidades na cadeia de suprimentos.

A inflação e os custos crescentes podem ser uma oportunidade para conversar com os clientes sobre honorários. Algumas empresas estão obtendo margens mais baixas no trabalho de compliance – e isso pode estar fazendo com que repensem seus respectivos modelos de negócios. Pode haver oportunidades para simplificar as auditorias usando ferramentas e técnicas automatizadas para diminuir os custos de auditoria. Algumas empresas também estão considerando modelos de precificação de valor, conforme discutido em um artigo recente da IFAC.

A tendência de consolidação (fusão) entre SMPs em algumas jurisdições tem implicações importantes. Embora alguns possam ver esse desenvolvimento como inferior ao ideal, essas fusões podem resultar na redução dos custos operacionais gerais e na capacidade de expandir as ofertas de serviços da empresa. Um artigo recente sobre “ Going Concern” (Continuidade) prevê que as firmas de contabilidade continuarão se fundindo agressivamente nos próximos dois anos e explora alguns fatores dessa tendência.

Resumo

Embora o atual ambiente regulatório e econômico permaneça desafiador, algumas SMPs estão aceitando positivamente as mudanças e tentando transformar alguns desses desafios em oportunidades. As empresas que conseguem adotar essa mentalidade de mudança estão descobrindo que ainda são capazes de crescer e até prosperar.

Recursos adicionais

A IFAC tem uma página da Web dedicada à transformação das firmas (“practice transformation”) com artigos, recursos e liderança de pensamento em áreas e iniciativas importantes para SMPs como consultores confiáveis para PMEs. Uma nova série de podcasts apresenta profissionais inovadores compartilhando suas histórias sobre a adoção da digitalização e o investimento em tecnologia.

Além disso, já foram também publicados materiais sobre como transformar desafios em oportunidades:

– Transformando Desafios em Oportunidades: Atração de Novos Clientes | IFAC
– Transformando Desafios em Oportunidades: Concorrência | IFAC
– Transformando Desafios em Oportunidades: Pressão nos Honorários | IFAC
– Transformando desafios em oportunidades: regulamentos e Normas| IFAC

Para ler o artigo na versão original, clique aqui

*Monica Foester é membro do Conselho de Administração do Ibracon e presidente do Grupo Consultivo de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (SMP) da International Federation of Accountants (IFAC)
* Christopher Arnold é diretor e chefe de PME/SMP e Pesquisa da IFAC

Este artigo foi originalmente publicado no IFAC Knowledge Gateway. Copyright © 2022 by the International Federation of Accountants (IFAC). Contatar: permissions@ifac.org para permissão de reprodução, armazenamento ou divulgação deste documento.