19 de junho de 2023
Matéria “Auditores e bancos reagem à versão da Americanas sobre fraude” conta com a participação do diretor Técnico do Instituto
No dia 17 de junho, o Portal Metrópoles publicou a matéria “Auditores e bancos reagem à versão da Americanas sobre fraude” , do jornalista Carlos Rydlewski, e contou com a participação do diretor Técnico do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Rogério Mota.
Questionado sobre os documentos apresentados durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito, Mota ressalta que foram apresentados fora de contexto e não há como tirar conclusões. “Não sabemos o que eles representam e qual o seu viés. Entendo que ainda é muito cedo para se chegar a qualquer conclusão com base no que foi mostrado ali.”, diz.
Para o diretor Técnico do Ibracon, é normal que em um processo de auditoria se discuta a redação de documentos e relatórios. “Estamos lidando com informações sensíveis de companhias listadas em Bolsa. Assim, é importante que a administração revise os textos e faça seus comentários. O auditor tem toda a autonomia para julgar se essas considerações são razoáveis.”, comenta Mota.
Ainda na percepção de Rogério Mota, “é muito difícil que os conselheiros não tenham acesso ao relatório dos auditores. Mesmo porque os auditores emitem dois documentos principais desse tipo. Um deles é público e traz a opinião da auditoria sobre a demonstração financeira da companhia. O outro é de uso interno da empresa, feito para que a administração promova eventuais melhorias nos controles internos, afirma o diretor Técnico do Ibracon.
A matéria pode ser lida na íntegra, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.