20 de outubro de 2023
Diretor Técnico do Instituto fala sobre os relatórios de sustentabilidade que adotarão as novas normas
Hoje, 20, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque em matéria do Valor Econômico. Com o título “Brasil adotará relatórios de sustentabilidade em 2025” da jornalista Juliana Schincariol, o diretor Técnico do Instituto, Rogério Mota, falou sobre os primeiros relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que vão refletir as normas internacionais.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pretende divulgar a nova norma nesta sexta-feira e, com isso, o Brasil será o primeiro país a anunciar a adoção dos novos critérios do Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (ISSB, na sigla em inglês). Nos dois primeiros anos, a divulgação será voluntária. De 2027 em diante, os documentos serão obrigatórios.
De acordo com Rogério Mota, é importante que o relatório de sustentabilidade e as demonstrações financeiras sejam conectados. “Embora a norma de contabilidade não adote especificamente uma norma para sustentabilidade, ela tem uma norma geral que fala de risco que precisam ser endereçados e divulgados”, diz.
Além disso, o tema tem que envolver a alta administração da companhia, inclusive o conselho. “É necessária uma excelente governança, não esperar que o departamento responsável sozinho cumpra a obrigação. O tema tem de ser responsabilidade de todas as áreas da empresa.”, complementa Mota.
A matéria está disponível no site do Valor Econômico, clique aqui para ler. É preciso ser assinante
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.