30 de novembro de 2023
Evento foi organizado pela OCDE, sediado pela CVM e B3 e teve o apoio do Instituto
Nos dias 27 e 28 de novembro aconteceu, em São Paulo, a Mesa Redonda sobre Governança Corporativa na América Latina da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O evento, organizado pela OCDE, foi sediado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela B3 – Bolsa de Valores do Brasil. Contou com o apoio do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, do BID Invest, da. Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) International Finance Corporation (IFC) e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Pelo Ibracon, estiveram presentes no evento: o presidente do Conselho de Administração, Francisco Sant’Anna, o presidente da Diretoria Nacional, Valdir Coscodai, o diretor de Administração e Finanças, Francisco de Paula dos Reis Junior, o diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP), Adriano Thomé e o superintendente geral, Marco Aurélio Fuchida.
O encontro abordou temas como sustentabilidade, resiliência, responsabilidade dos conselhos, direitos dos detentores de dívidas e desenvolvimento do mercado de capitais.
A Mesa Redonda também marcou o lançamento, na América Latina, dos Princípios Revisados de Governança Corporativa do G20/OCDE. Além disso, foi uma oportunidade para coletar feedback para a revisão em andamento das Diretrizes da OCDE sobre Governança Corporativa de Empresas Estatais. A agenda também incluiu a apresentação da edição de 2023 do Factbook de Governança Corporativa.
Na abertura do encontro, o presidente da CVM, João Pedro Nascimento, esteve ao lado do presidente da B3, Gilson Finkelsztain, e do diretor de Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE, Carmine Di Noia, e destacou a importância de o Brasil receber este fórum.
“Discutiremos o estudo inovador desenvolvido pela OCDE sobre Políticas e Práticas de Sustentabilidade para Governança Corporativa na América Latina. Este estudo da OCDE é fundamental para ajudar as empresas, os reguladores e as partes interessadas a compreenderem melhor os novos desafios colocados pela sustentabilidade no contexto da governação corporativa”, afirmou.
O presidente do Conselho de Administração (CA) do Ibracon e membro do Board da International Federation of Accountants (IFAC), Francisco Sant’Anna, participou da programação do evento, no painel “O papel do Conselho de Administração” que discutiu sobre a divulgação de informações sobre a composição e remuneração do conselho, bem como os critérios para que um membro seja considerado “independente”.
Além de Sant’Anna, participaram dessa discussão: Prof. Rolf Skog, perito no Ministério da Justiça, Suécia; Membro do Bureau do Comitê de Governança Corporativa da OCDE; Mike Lubrano, diretor Geral, Valoris: Stewardship Catalysts, EUA; Andre Camargo, professor de Direito do Insper; Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP); Lorena Masías Quiroga, presidente da Comissão de Valores Mobiliários do Peru; e Luís Henrique Guimarães, CEO, Cosan; CEO, Associação Brasileira das Empresas Pública.
Para Sant’Anna, o evento se alinha às bandeiras da profissão “Relevância da Auditoria Independente para o mercado e a sociedade” e ” Atividade como agente de mudança” quando traz a discussão sobre a importância da governança corporativa para a agenda ESG.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.