A
A
Balde
Teclado

Ibracon participa da solenidade de posse da nova diretoria do CFC (Gestão 2024-2025)

23 de fevereiro de 2024

Evento aconteceu no último dia 21, em Brasília

No último dia 21, representantes do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, estiveram presentes na solenidade de posse da nova diretoria (Gestão 2024-2025) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que aconteceu em Brasília.

A solenidade reuniu lideranças contábeis, profissionais e autoridades do governo, além do contador José Luiz Ribeiro de Carvalho, presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (GLENIF), e dos ex-presidentes do GLENIF, Juarez Domingues Carneiro (2011-2013) e Eduardo Pocetti (Gestão 2017-2019), que também foi presidente do Ibracon Nacional (Gestão 2012 – 2014).

Na ocasião, o presidente do CFC, Aécio Dantas, reforçou no seu discurso que a aproximação da contabilidade brasileira com os organismos contábeis internacionais destaca-se como um passo crucial. “Em um mundo cada vez mais interconectado, a colaboração global promete enriquecer a Contabilidade brasileira com as melhores práticas e padrões internacionais”, disse o presidente.

A programação solene foi seguida pela apresentação das atividades desenvolvidas pelo CFC em benefício da classe contábil. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer as principais conquistas da gestão (2022-2023), que foram compartilhadas por meio de um vídeo institucional. Entre essas iniciativas está, por exemplo, a ampliação da participação dos profissionais da contabilidade em grandes debates nacionais, por meio do fortalecimento do diálogo com os órgãos de interesse da classe contábil; a instalação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, uma conquista do CFC em parceria com o Ibracon e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e a participação do CFC nas discussões sobre a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Outras conquistas apresentadas foram a construção da proposta das mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, a adesão do CFC ao Pacto Global da ONU e a criação do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), entre outras iniciativas.

Pelo Ibracon estiveram presentes: Francisco Sant’Anna, presidente do Conselho de Administração (CA), Guy Andrade, ex-presidente do Ibracon Nacional (Gestão 2002 – 2004), Monica Foerster e Marco Fabbri, membros do CA, Marco Aurélio Cunha de Almeida, presidente da 4ª Seção Regional (SR) do Ibracon, Viviene Bauer, presidente da 5ª SR do Ibracon, Adriano Thomé, diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) e Marco Aurélio Fuchida, superintendente do Ibracon.

Compõem a gestão 2024-2025 do CFC:

Aécio Prado Dantas Júnior – presidente;

Joaquim de Alencar Bezerra Filho – vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica;

Carlos Henrique do Nascimento – vice-presidente de Registro;

Maria Dorgivânia Arraes Barbará – vice-presidente de Política Institucional;

Sandra Maria de Carvalho Campos – vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina;

Ana Luíza Pereira Lima – vice-presidente de Controle Interno;

Ana Tércia Lopes Rodrigues – vice-presidente Técnica;

Sebastião Célio Costa Castro – vice-presidente Administrativo;

José Donizete Valentina – vice-presidente de Desenvolvimento Profissional.

Fonte: Comunicação CFC e CRCSP

Por Comunicação Ibracon