22 de março de 2024
Evento aconteceu hoje, 21, no IDP em Brasília
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil realizou ontem, 21, na parte da manhã, um workshop para jornalistas no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) em Brasília, DF.
Na ocasião, o público presente, participou de uma conversa com membros do Instituto que falaram sobre: conceituação da carreira, principais funções e responsabilidades, conceito de ceticismo profissional, importância da auditoria para a credibilidade do mercado financeiro, desconstrução de conceitos equivocados frequentemente associados aos auditores, com exemplos nacionais e internacionais e apresentação de principais normas que regem a profissão (mostrando que se trata de uma área altamente regulada, de acordo com padrões internacionais).
Participaram do workshop os seguintes representantes do Ibracon: Ahmed Khatib, gerente Técnico, Renato Postal, diretor de Comunicação, Rogerio Mota, diretor Técnico, e Sergio Bruna, advogado especialista em mercado de capitais.
No primeiro painel, comandado por Ahmed e Postal, os especialistas abordaram o trabalho e a responsabilidade do auditor independente para o mercado e para a sociedade. “A auditoria independente é um serviço regulamentado. O auditor segue um código de ética para atuar”, disse o gerente Técnico do Ibracon.
No decorrer do painel, Ahmed explicou que o objetivo da Auditoria Independente é examinar números e documentos fornecidos pela companhia auditada e aplicar os devidos testes, para dizer se as demonstrações contábeis foram elaboradas adequadamente pela administração, de acordo com as normas de contabilidade aplicáveis, e refletindo a realidade financeira e patrimonial em uma determinada data.
Entre os assuntos abordados, o gerente Técnico do Ibracon também falou sobre ceticismo profissional, um pilar ético indispensável para o auditor.
Em seguida, Rogério Mota falou sobre as responsabilidades do auditor independente e a ética desse profissional frente ao mercado e a sociedade.
Por fim, Sergio Bruna, apresentou as normas legais que regem a profissão e demonstrou o processo de Auditoria Independente, reforçando que a profissão segue regras. “A auditoria é regrada. A primeira diretriz é que o auditor não pode aceitar qualquer cliente. Ele analisa o ambiente e os controles e se no curso do trabalho concluir que aquilo não é confiável, ele pode se demitir”, diz o advogado.
O workshop dos jornalistas foi o primeiro evento realizado hoje pelo Ibracon no IDP. A tarde, o Instituto lançara oficialmente o livro “Auditoria Independente: missão e responsabilidades – Estudos e pareceres” com a participação de autoridades e especialistas da área. No final do dia, ocorrerá a Cerimônia de Posse da nova gestão (2024-2026).
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.