A
A
Balde
Teclado

Internacional: Cinco oportunidades que fazem da Contabilidade um passaporte para carreiras significativas nos setores público e privado

17 de julho de 2023

Conclusões da reunião do Professional Accountants in Business Advisory Group

A International Federation of Accountants (IFAC) divulgou as conclusões da reunião do seu Professional Accountants in Business Advisory Group (PAIB), realizada em Nova Iorque, no mês de junho.

Redigido por Sanjay Rughani, presidente do PAIB, e intitulado “As cinco oportunidades que fazem da contabilidade um passaporte para carreiras com significado nos setores público e privado”, o texto final é o resultado da contribuição de um grupo global e diversificado de profissionais da Contabilidade que trabalham em posições de liderança, tanto em empresas privadas como no setor público.

Nesta reunião houve oportunidade para escutar os relatos sobre a forma como os líderes financeiros e as suas equipas estão posicionando as suas contribuições estratégicas e de valor, tanto para as organizações onde trabalham como para a sociedade em geral.

Ao possibilitarem a transformação digital, ao associarem os objetivos organizacionais a metas corporativas de sustentabilidade e aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), e ao ajudarem a gerir os compromissos de curto e longo prazo, os profissionais da Contabilidade contribuem para organizações e economias mais resilientes e sustentáveis.

Sanjay Rughani apresentou cinco prioridades críticas para a profissão, que representam grandes oportunidades para todos aqueles que escolheram fazer carreira nesta atividade e que devem merecer de todos os profissionais da Contabilidade uma leitura atenta:

Promover agendas organizacionais de sustentabilidade, que incluam a forma como os profissionais da Contabilidade estão viabilizando a transição para a neutralidade de carbono, apoiando a gestão de risco climático e ajudando as organizações a preparar-se para os requisitos obrigatórios de comunicação e asseguração em matéria de sustentabilidade.

Fazer a transição do cargo de Chief Finance Officer (CFO) para o de Chief Value Officer (CVO) para agregar valor às respetivas organizações, abraçando realidades que têm impacto nas empresas, mudando o foco da organização para a criação de valor estratégico a longo prazo e otimizando a oportunidade de influenciar positivamente os principais stakeholders.

Avaliar os modelos de gestão de talentos e de carreira em finanças, em particular em áreas correlatas, como a área de finanças, que, tradicionalmente, são grandes empregadores de profissionais da Contabilidade em todo o mundo.

Expandir a base global de talentos e a atratividade da profissão para satisfazer a crescente procura do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento e a implementação global de programas colaborativos de estágios profissionais para promover o acesso à profissão.

Apoiar o crescimento dos profissionais da Contabilidade no setor público, uma vez que muitas jurisdições têm dificuldade em encontrar perfis adequados e com as competências certas para cargos de finanças e contabilidade.

Não restam dúvidas de que existe um vasto conjunto de oportunidades para os profissionais da Contabilidade, em diferentes cargos, locais e setores e com a possibilidade de progressão em muitas funções diferentes. Em outras palavras, resta uma certeza: a Contabilidade é um passaporte para carreiras compensadoras e com significado tanto no setor público como no setor privado.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: Comunicação IFAC

Por Comunicação Ibracon