A
A
Balde
Teclado

Internacional: Controle interno integrado necessário para construir confiança nos relatórios de sustentabilidade

2 de janeiro de 2024

Essa análise destaca como as empresas podem integrar informações de sustentabilidade em suas estruturas de controle interno e governança existentes

A IFAC publicou Building Trust in Sustainability Reporting: The Urgent Need for Integrated Internal Control para atender a demanda por relatórios de sustentabilidade de alta qualidade e preparar os profissionais da Contabilidade para relatórios e requisitos obrigatórios internacionais e jurisdicionais e de asseguração. Essa análise destaca como as empresas podem integrar informações de sustentabilidade em suas estruturas de controle interno e governança existentes.

Os profissionais da Contabilidade estão idealmente posicionados para aproveitar as estruturas de controle interno existentes e aplicá-las às informações de sustentabilidade, melhorando a qualidade dos dados e a conectividade dos relatórios financeiros e de sustentabilidade.

O COSO (Internal Control – Integrated Framework) há muito tempo fornece uma boa base para fornecer confiança nos relatórios corporativos. Em um ambiente de controle interno integrado, ele pode fornecer a base para melhorar a qualidade dos dados de sustentabilidade usados para medir o progresso nos principais objetivos de sustentabilidade e fornecer confiança aos investidores na sustentabilidade e no desempenho financeiro das empresas.

Para promover a sustentabilidade e as transições climáticas, empresas e investidores precisam tomar decisões econômicas com base em informações confiáveis – relacionadas a riscos e oportunidades, desempenho e resiliência. Uma abordagem integrada de controle interno conduzirá a relatórios de maior qualidade e mais integrados e ajudará as empresas a evitar a percepção de greenwashing e de ações regulamentares ou legais.

“O conjunto de habilidades dos profissionais da Contabilidade é fundamental para trazer uma mudança radical na qualidade dos relatórios de sustentabilidade por meio da aplicação de novos padrões de relatórios e controles internos integrados”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “O controle interno integrado pode colocar as informações de sustentabilidade em pé de igualdade com as informações financeira e estabelecer a base para a transição para um modelo de negócios mais sustentável.”

Fonte: Comunicação IFAC