A
A
Balde
Teclado

Internacional: GRI cria Laboratório de Inovação em Sustentabilidade em coordenação com a Fundação IFRS

23 de novembro de 2023

A GRI anunciou o lançamento do SIL, em parceria com a Fundação IFRS

A Global Reporting Initiative (GRI) anunciou o lançamento do Sustainability Innovation Lab (SIL), em parceria com a Fundação IFRS. O SIL está sendo estabelecido para permitir que as empresas atendam aos seus requisitos de divulgação de sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento profissional, treinamento, soluções práticas e pensamento inovador.

O SIL reunirá parceiros globais e locais para aprimorar os recursos de relato usando os Padrões GRI e os Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. Dado que 81% das empresas listadas na Ásia-Pacífico reportam com a GRI e o forte interesse da região em adotar os novos padrões do International Sustainability Standards Board (ISSB), o SIL será baseado em Cingapura (onde um evento de lançamento ocorreu em 20 de novembro), e será apoiado por escritórios em toda a Ásia, inicialmente.

Por meio do SIL, representantes da GRI, do ISSB e de outras partes interessadas colaborarão para identificar tópicos emergentes de divulgação de sustentabilidade, desenvolvendo conceitos, melhores práticas e soluções baseadas em dados. Também proporcionará capacitação dentro das cadeias de suprimentos que estão sendo solicitadas para atender às novas demandas de informação.

O objetivo do SIL é apoiar as partes interessadas e todos os participantes do mercado em suas jornadas de divulgação, orientando-os a abordar as disparidades nos requisitos de relatórios de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, apoiar a harmonização do cenário de relatórios em nível global. Buscará agilizar o processo para as empresas que reportam em uma base multi-stakeholder.

“Em todo o mundo, as empresas enfrentam expectativas crescentes para demonstrar desempenho de sustentabilidade em toda a cadeia de valor – e a maneira como respondem às demandas de informações de todas as partes interessadas é agora crítica para os negócios. No entanto, há uma lacuna de capacidade de sustentabilidade e de especialização. Nosso novo laboratório de inovação visa fechar essa lacuna, permitindo que as organizações simplifiquem e melhorem seus resultados de relatórios. Agradecemos a parceria com a Fundação IFRS para essa iniciativa e seu compromisso em trabalhar com a GRI para facilitar o avanço do relato de sustentabilidade para todos”, disse Eelco van der Enden, CEO da GRI.

Já Emmanuel Faber, presidente do ISSB, disse:

“A Fundação IFRS continua a trabalhar em estreita colaboração com a GRI em duas vias, em primeiro lugar, para tornar simples para as empresas que usam os Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS e os Padrões GRI e, em segundo lugar, para apoiar a inovação e a construção de conhecimento no cenário de divulgação. O SIL fornece uma via muito bem-vinda para avançarmos em nossa cooperação”.

Mais informações

O SIL foi lançado em uma conferência em Cingapura no dia 20 de novembro, organizada pela GRI: Solutions in Motion, Sustainability in Action. Para uma audiência presencial de principais partes interessadas, com oportunidades para uma audiência global participar virtualmente, Eelco van der Enden e Emmanuel Faber apresentaram os planos e o propósito do SIL e participaram de uma discussão sobre o tema.

O SIL será inicialmente operado pela Rede ASEAN GRI e gerenciado por um comitê diretivo liderado por representantes da GRI e da Fundação IFRS – com representantes de parceiros-chave fornecendo orientação estratégica. Grupos de trabalho multissetoriais estão sendo criados para se concentrar em quatro áreas prioritárias: taxonomias digitais, auditoria e asseguração, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e relatórios do setor público.

Fonte: Comunicação IFRS