A
A
Balde
Teclado

Internacional: IFAC apoia nova norma de auditoria do IAASB para entidades de menor complexidade e incentiva jurisdições a considerarem a adoção

21 de dezembro de 2023

Agora que a ISA para LCE foi emitida, a IFAC encoraja suas organizações membros a adotarem ou defenderem a adoção da ISA para LCE em suas jurisdições ou promover o uso voluntário da norma

A Federação Internacional dos Contadores (IFAC), que compreende 180 organizações membros e representa milhões de profissionais da Contabilidade em todo o mundo, parabeniza o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) por seu novo padrão para auditorias de entidades de menor complexidade. A Norma Internacional para Auditorias de Demonstrações Financeiras de Entidades de menor complexidade, conhecida como ISA para LCE (Less Complex Entities), é proporcional e adaptada à natureza e às circunstâncias das auditorias de entidades de menor porte e de menor complexidade. Construído com base nas Normas Internacionais de Auditoria (ISA), contém todos os requisitos necessários para obter uma asseguração razoável.

O CEO da IFAC, Kevin Dancey, disse: “A IFAC se envolveu estreitamente com o IAASB durante todo o desenvolvimento da ISA para LCE e forneceu extenso feedback em nome dos profissionais em todo o mundo. Nosso apoio é impulsionado pela importância de entidades de menor complexidade para todas as economias e nossa compreensão consistente da necessidade urgente de ação em nível global para lidar com o risco significativo de fragmentação para o ecossistema internacional de definição de normas devido a iniciativas nacionais e regionais.”

Agora que a ISA para LCE foi emitida, a IFAC encoraja suas organizações membros a adotarem ou defenderem a adoção da ISA para LCE em suas jurisdições ou promover o uso voluntário da norma. As organizações membros da IFAC – organizações profissionais de contabilidade em todo o mundo – são essenciais para a forma como as normas internacionais são adotadas e implementadas, dadas suas relações com os reguladores e órgãos de supervisão, que muitas vezes têm autoridade de adoção final.

Em 2024, a IFAC começará a coletar dados sobre potenciais planos de adoção e avaliações no nível da jurisdição, com a intenção de relatar exemplos e outros dados relevantes no futuro, como faz com outras normas internacionais que as organizações membros da IFAC são obrigadas a adotar, implementar e relatar. A IFAC também continuará a coordenar estreitamente com o IAASB em suas atividades de adoção e implementação, incluindo a colaboração em webinars globais e materiais futuros.

Fonte: Comunicação IFAC