A
A
Balde
Teclado

Internacional: IFAC parabeniza pelo lançamento das primeiras duas Normas de Sustentabilidade do ISSB

27 de junho de 2023

O objetivo é criar um sistema global de informações de sustentabilidade consistentes, comparáveis, confiáveis e auditáveis

Como a voz global da profissão contábil, a IFAC tem apoiado há muito tempo o estabelecimento do Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB) para desenvolver uma base global abrangente de divulgações de sustentabilidade, endossada pela IOSCO e usada em todo o mundo. O objetivo é criar um sistema global de informações de sustentabilidade consistentes, comparáveis, confiáveis e auditáveis, que possa ser complementado por normas locais ou necessidades mais amplas de políticas públicas.

Com o lançamento de suas duas primeiras normas hoje, o ISSB atendeu aos apelos dos interessados para agir com rapidez, focar nas necessidades de investidores e mercados de capitais e construir sobre estruturas e normas existentes e respeitadas.

O CEO da IFAC, Kevin Dancey, afirmou: “De certa forma, a finalização das normas S1 e S2 pelo ISSB marca o início do trabalho a ser realizado pela profissão contábil. Todos os profissionais da contabilidade – sejam eles que trabalham em empresas, como preparadores ou auditores, ou como líderes de organizações contábeis – devem agora defender e implementar essas normas, para que a divulgação de informações relacionadas à sustentabilidade de alta qualidade se torne uma realidade. O trabalho contínuo do IAASB e do IESBA trará confiança e segurança por meio de garantia de alta qualidade – e esperamos que obrigatória.”

“Nesse sentido, a IFAC pede à profissão contábil global que trabalhe com reguladores locais e partes interessadas para apoiar a adoção das normas do ISSB, ajudar a construir capacidade para sua implementação, juntamente com quaisquer requisitos de relatórios complementares locais, e continuar a contribuir com nossa experiência e feedback para o ISSB, à medida que seu importante trabalho de estabelecimento de normas continua.”

Fonte: Comunicação IFAC