A
A
Balde
Teclado

Internacional: Primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade discute as normas internacionais e os impactos no Código de Ética

26 de janeiro de 2024

De acordo com o diretor da Ifac, Manuel Arias, existem desafios para construir um sistema global e harmonizado sobre sustentabilidade

Para discutir as normas internacionais e suas aplicações práticas no universo da contabilidade e da sustentabilidade, o Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea, na sigla em espanhol) e a International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) promoveram, nesta quarta-feira (24), o primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade.

“Este é o momento oportuno para refletirmos sobre os desafios que enfrentamos, as oportunidades que se apresentam e, sobretudo, como podemos avançar a partir de um enfoque mais integrado e global na questão da sustentabilidade. O mundo está experimentando transformações profundas, e a sustentabilidade converteu-se em uma pedra angular na tomada de decisões estratégicas”, comentou a presidente do Cilea, Maria Clara Cavalcante Bugarim, durante a cerimônia de abertura.

O seminário on-line teve como temas centrais o “panorama global dos órgãos reguladores internacionais quanto à adoção de normas internacionais de sustentabilidade e seu impacto no Código Internacional de Ética para Profissionais de Contabilidade”, e “experiências de países na adoção de normas internacionais de sustentabilidade”.

De acordo com o diretor da Ifac, Manuel Arias, existem desafios para construir um sistema global e harmonizado sobre sustentabilidade. “Precisamos de relatórios obrigatórios para obter informações consistentes, comparáveis, de tomada de decisão e de grau de investidor”, informou.

“A informação transparente é fundamental para tomada de decisões, para decidir sobre os caminhos mais seguros, tanto para os negócios quanto para o planeta”, completou Vânia Borgeth, membro do International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) e do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês).

O Brasil segue as normas de sustentabilidade estabelecidas pelo ISSB, além de ser o primeiro país no mundo a adotar formalmente as diretrizes da IFRS.

A coordenadora do Comitê Permanente de Sustentabilidade do Glenif, Laura Accifonte; o coordenador do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade, Zulmir Ivânio Breda; a presidente do Conselho Mexicano de Normas de Informação Financeira, Elsa Beatriz García Bojorges; e o gerente de relações para Iberoamérica na Fundação IFRS, Arturo Rodríguez também participaram do evento como expositores.

Para conferir o primeiro Seminário Latino Europa-América de Sustentabilidade na íntegra, acesse o canal do Conselho Federal de Contabilidade no YouTube.

Fonte: Comunicação CFC