A
A
Balde
Teclado

Internacional: Proposta de norma internacional sobre asseguração de sustentabilidade 5000 é aprovada para consulta pública por votação unânime

30 de junho de 2023

ISSA 5000, Requisitos Gerais para Trabalhos de Garantia de Sustentabilidade, estará aberta para consulta pública até agosto

O IAASB tem o prazer de anunciar que a proposta de Norma Internacional sobre Asseguração de Sustentabilidade (ISSA) 5000, Requisitos Gerais para Trabalhos de Asseguração de Sustentabilidade, foi aprovada por voto unânime para consulta pública. A consulta estará aberta a partir de agosto até dezembro de 2023.

Com a crescente demanda global por relatórios corporativos e divulgação de informações sobre sustentabilidade, ESG (ambiental, sustentabilidade e governança) e informações relacionadas ao clima, foi desenvolvida esta nova norma proposta. Esta norma proposta tem como objetivo aumentar a confiança nos relatórios de sustentabilidade, atender às recomendações da IOSCO e complementar o trabalho de outros organismos emissores de normas, incluindo o International Ethics Standards Board for Accountants, EFRAG, International Sustainability Standards Board e IFRS Foundation, Global Reporting Initiative e outros.

Quando finalizada, a ISSA 5000 servirá como uma norma abrangente e independente, adequada para trabalhos de asseguração de sustentabilidade limitados e razoáveis. Ela se aplicará a informações de sustentabilidade relatadas em qualquer tema de sustentabilidade e preparadas sob múltiplos frameworks de referência. Além disso, a norma será agnóstica em relação à profissão, permitindo seu uso por profissionais da Contabilidade e por outros profissionais que realizem trabalhos de asseguração de sustentabilidade.

Enquanto o IAASB trabalha para a divulgação da proposta de norma nas próximas semanas, também está finalizando planos abrangentes de divulgação. Esses planos incluem uma série de quatro encontros, bem como eventos virtuais, regionais e nacionais realizados em parceria com outras organizações durante o período de consulta.

Fonte: Comunicação IAASB