A
A
Balde
Teclado

Internacional: Setor público precisa se preparar para o desafio da divulgação e asseguração de sustentabilidade

23 de outubro de 2023

Profissionais de finanças e auditoria do setor público são chamados a liderar a agenda de divulgação e asseguração de sustentabilidade

Em todo o mundo, o ímpeto está crescendo para a divulgação e asseguração de sustentabilidade no setor público. O IPSASB decidiu avançar com o desenvolvimento de normas de divulgação de sustentabilidade específicas para o setor público, começando com uma norma de Divulgações Relacionadas ao Clima. Profissionais de finanças e auditoria que atuam no governo, em órgãos do setor público e em instituições superiores de auditoria – escritórios dos Auditores-Gerais, Tribunais de Contas e similares – podem demonstrar liderança nessa agenda, impulsionando ações para promover a divulgação transparente e a asseguração de gastos e ações para enfrentar os desafios de sustentabilidade.

No Fórum Mundial de Investimentos em Abu Dhabi, em 16 de outubro, três organizações globais, ACCA, IFAC e IDI, lançaram um resumo de sua futura introdução à sustentabilidade e asseguração no setor público.

Com base em seu trabalho contínuo e em mesas-redondas globais recentes com especialistas em divulgação e auditoria do setor público, o relatório argumenta a favor do foco no princípio do desenvolvimento sustentável: “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”. Ele descreve o que a divulgação e asseguração de sustentabilidade significam para o setor público, por que são importantes e os princípios-chave para que governos e outras entidades do setor público considerem nessa jornada.

Falando no simpósio ACCA/ONU sobre o desenvolvimento da divulgação de sustentabilidade no setor público, Maggie McGhee, diretora Executiva de Estratégia e Governança da ACCA, disse: “Um futuro sustentável para todos é uma preocupação primordial em todas as atividades governamentais. Ao mesmo tempo, os governos desempenham um papel crítico no estabelecimento de uma boa governança. Portanto, os governos e outras entidades do setor público precisam ser capazes de medir e relatar como suas políticas e despesas estão enfrentando os desafios de sustentabilidade.”

Laura Leka, líder de Setor Público na IFAC, disse: “Os formuladores de políticas e outras partes interessadas precisam de informações para entender o impacto do setor no desenvolvimento sustentável. É importante que a divulgação de sustentabilidade forneça divulgações de alta qualidade, úteis para a tomada de decisões, e preparadas de acordo com padrões internacionalmente reconhecidos de divulgação.”

À medida que a divulgação de sustentabilidade se desenvolve, a asseguração externa independente se tornará cada vez mais necessária para construir confiança nas informações divulgadas.

Leia o Resumo Executivo aqui.

Fonte: Comunicação IFAC