A
A
Balde
Teclado

Presidente da 5ª SR do Ibracon participa de audiência com a superintendente da 8ª Região Fiscal da RFB

27 de setembro de 2023

Marco Fabbri, bem como representantes de outras entidades contábeis congraçadas, se reuniram no último dia 21

No último dia 21, Marco Fabbri, presidente da 5ª Seção Regional (SR) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil se reuniu com representantes das demais entidades contábeis congraçadas e com representantes de entidades da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em audiência com a superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Márcia Meng.

O Grupo de Trabalho, que será composto pelas entidades contábeis congraçadas e a RFB de São Paulo, vai atuar para a simplificação e racionalização das obrigações acessórias, bem como para o aprimoramento do relacionamento fisco-contribuinte. “A constituição do Grupo de Trabalho permanente reconhece a sinergia entre as partes na busca de entendimentos para racionalização de processos e procedimentos”, afirmou Marco Fabbri.

O presidente do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (SESCON-SP), Carlos Alberto Baptistão, entregou, em nome das lideranças, um ofício com algumas reivindicações da classe, como o limite mínimo de R$ 100 para o recolhimento das retenções federais, melhorias no processo de obtenção de CNDs, nos atendimentos presenciais e no e-CAC, revisão de multas relativas à DCTFWEB e algumas correções e aprimoramentos no processo de coleta de dados cadastrais.

Além das reivindicações apresentadas, o presidente da 5ª SR do Ibracon destacou a importância para as Firmas de Auditoria saberem para quais Escrituração Contábil Fiscal (ECF) foram indicadas como auditores independentes. “Hoje uma empresa de grande porte deve indicar seu auditor independente na ECF e não existe uma validação dessa informação pela Firma de Auditoria”, explica Fabbri.

Ao destacar a nova postura da RFB de fiscalização orientadora, em detrimento da punitiva, Márcia Meng destacou a relevância do papel da classe contábil como interlocutora do relacionamento fisco-contribuinte, afirmou que a instituição está de portas abertas e pronta para atuar no Grupo de Trabalho e reafirmou a parceria em prol da simplificação.

Estiveram presentes, também, no evento: o diretor Técnico da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Wilson Gimenez Jr.; a vice-presidente Regional SP da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Cecília Santostaso Geron; o diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira de Provedores de Serviços de Apoio Administrativo (Abrapsa), Ricardo Pazzianotto; o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Marcio Lério da Silva; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José Heleno Mariano; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), José Roberto Soares dos Anjos; e o consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), Silvério Crestana.

Já pela RFB São Paulo participaram os superintendentes Adjuntos, Cláudio Ferrer Souza e Leandro Augusto Mazzei Batista; a chefe da Divisão Regional de Atendimento, Fabiana Bastos Martins; e o chefe da Divisão de Tributação, Eduardo Newman.

Pelo Sescon-SP também participaram o vice-presidente Antonio Carlos Souza dos Santos, o vice-presidente Administrativo, Benedicto David Filho, e o gerente Jurídico e Institucional, Marcos Kazuo.

Fonte: Comunicação Sindcontsp

Por Comunicação Ibracon